Capitalismo de Estado

Da wikiautogestionaria
Ir para: navegação, pesquisa

Capitalismo de Estado é a forma de capitalismo instaurada inicialmente na Rússia, após a Revolução Bolchevique, um Golpe d de Estado que foi uma Contrarrevolução burocrática ao derrotar o Movimento operário revolucionário, em outubro de 1917. Segundo as ideologias bolchevistas, tratava-se de um regime "socialista" e, posteriormente, foi chamado de Socialismo real.

A partir de 1920 um conjunto de Teóricos marxistas passaram a caracterizar o regime russo como capitalismo estatal, a começar por opositores dentro da Rússia, como os integrantes do Grupo Operário, tal como Miasnikov, bem como do grupo Verdade Operária, de Bogdanov, além de ex-bolchevistas reprimidos pela ditadura bolchevista. Na Alemanha, os teóricos do Comunismo de Conselhos, bem como na Itália, inicialmente através de Rodolfo Mondolfo e depois Amadeo Bordiga; na Inglaterra através de Sylvia Pankhurst e em outros países, foi se desenvolvendo a Teoria do Capitalismo de Estado. No Brasil, os sociólogos Maurício Tragtenberg e Nildo Viana estão entre os defensores dessa teoria.

Alguns bolchevistas (trotskistas, stalinistas, maoístas) também passaram a defender, de forma oportunista (para os trotkistas de esquerda, o capitalismo estatal emergiu com a ascensão de Stálin; para os stalinistas, como a denúncia dos crimes de Stálin; para os maoistas, como Bettelheim, com a não resolução da questão camponesa]], tal tese.


Definição inicial.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas