Marxismo libertário

Da wikiautogestionaria
Ir para: navegação, pesquisa

Marxismo Libertário é um termo que tem vários significados. A origem do termo remonta as tentativas de unir marxismo e anarquismo, bem como o termo anarcomarxismo. Posteriormente, o termo ganhou maior elasticidade, sendo usado especialmente para distinguir o marxismo revolucionário, que por natureza é libertário (no sentido de que defende a libertação humana) do pseudomarxismo representado pela socialdemocracia, bolchevismo e tendências meramente acadêmicas.

As diversas tentativas de unir marxismo e anarquismo se diferem quanto à origem de quem tentou realizar tal síntese. Aqueles de origem anarquista que tentaram efetivar isso geralmente são denominados "anarcomarxistas", pois o centro de sua síntese é o anarquismo, enquanto que aqueles que tentaram realizar tal fusão a partir do marxismo, são denominados "marxistas libertários". Um exemplo de anarcomarxismo é Daniel Guérin e um exemplo de marxista libertário é Maximilien Rubel.

O marxismo libertário, em sentido amplo, e mais atual da palavra, já remete a todas as tendências do marxismo que se baseiam no princípio da autoemancipação proletária e autogestão social, através dos vários nomes atribuídos a estes processos. No entanto, o nome preferencial, para não ser confundido com o marxismo libertário mais antigo e que pretende unir marxismo e anarquismo, seria simplesmente marxismo ou, para ficar claro a distinção em relação ao pseudomarxismo, marxismo autêntico ou Marxismo autogestionário

Anarcomarxistas

Marxistas libertários

Marxistas autogestionários



Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas